Conselho Federal leva mensagem da advocacia brasileira à assembleia de 30 anos do Coadem

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, transmitiu mensagem em nome da advocacia brasileira durante a assembléia comemorativa dos 30 anos do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), realizado entre 19 e 20 de abril, em San Isidro, Argentina. O evento foi celebrado em em memória a José Carlos Gustavo de Paula. Participaram da solenidade o ouvidor-Geral do CFOAB e vice-presidente do Coadem, José Augusto Araújo de Noronha; o membro honorário vitalício e delegado permanente do Coadem, Roberto Busato; e a Medalha Rui Barbosa, Clea Carpi da Rocha.

“Apesar das particularidades de cada país, a advocacia sul-americana possui características únicas que mostram a importância do COADEM como instituição representativa. No sul global, mais do que em qualquer outro lugar, as Ordens de Advogados e as Ordens de Advogados tiveram um grande impacto na transformação social de seus países e continuam comprometidas com a consolidação do Estado democrático de direito e a proteção das liberdades fundamentais. O que nos une, portanto, é a luta contínua, alicerçada no munus público da nossa profissão”, afirmou Simonetti na mensagem.

No congresso da entidade, foram realizadas mesas acadêmicas com participação de palestrantes de todos os países integrantes da entidade. Na ocasião, o Brasil foi representado pelos advogados Bruno Barata Magalhães, vice-presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais do CFOAB; Rodrigo Bueno Prestes, presidente da Comissão de Relações Internacionais e Integração com o Mercosul da OAB/RS; e Monroe Olsen, vice-presidente da Comissão de Direito Tributário.

Em seguida ao congresso, em 21 de abril, realizou-se a Assembleia Geral do Coadem, que reuniu representantes dos países membros para tratar de assuntos relevantes à advocacia do Mercosul, com destaque ao Projeto de Acordo Marco sobre o Exercício Profissional Temporário no Mercosul (Decisão CMC N°25/03).

A assembleia marcou o fim da gestão argentina que será sucedida pela brasileira no triênio 2023-2026. A posse do novo presidente, José Augusto Araújo de Noronha, será realizada em Foz do Iguaçu em julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima